domingo, 10 de fevereiro de 2008

Boa propaganda: um novo espaço de reflexão por Marco Aurélio Nogueira

Cada vez que vou jogar a toalha, dizendo que o melhor mesmo é a vida de ermitão e que pouco se me dá saber qual o próximo precipício pra onde o brasil e a humanidade vão se jogar, aparece alguém dando uma cutucada no pouco que me sobrou de humanidade.
Cliquem, por favor, em "Possibilidades da Política".
Trata-se do blog criado por Marco Aurélio Nogueira.

Um resumo do "resumo" do Marco:
Sociólogo (1972), Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1983),
pós-doutorado na Universidade de Roma (1984-1985).
Professor Titular na Universidade Estadual Paulista-UNESP, Campus de Araraquara.


No século passado fui aluno da Sociologia e Política, aqui em São Paulo, e numa das primeiras aulas, não lembro qual a disciplina e se o Marco era titular ou assistente no curso, fui surpreendido com a afirmação de que "até comprar um tomate é uma ação política" e, vejam, acabei compreendendo.

No entanto, mais importante do que isso é que o Marco Aurélio é um bom homem.

Como não tenho pensamentos originais, tasco aí embaixo uma citação de um dos textos do Marco, lá do blog:

"
Há mesmo hoje uma compulsão pela diferença, pela afirmação de
identidades específicas. De um lado, impulsionadas pelo mercado e pela moda,
muitas pessoas buscam nas grifes, na “customização” e na exibição de bens regra
geral supérfluos um modo de se destacarem na multidão. De outro lado, grupos,
comunidades e indivíduos lutam para defender sua singularidade substantiva – seu
orgulho étnico, suas tradições, sua raça, sua religião – e seu direito de serem
respeitados e reconhecidos como tais. Trata-se de um movimento que, no primeiro
caso, exacerba uma diferenciação vazia de significado e que, no segundo,
fortalece e viabiliza uma diversidade fundamental para a reprodução da
humanidade como algo digno.
"
Leiam a íntegra do texto e o que mais estiver postado.
É claro que o blog já está devidamente anexado ao meu "compadrio virtual".

As possibilidades da política são muitas - a despeito do meu mau humor e do universo que gira em torno do meu umbigo.

6 comentários:

TS disse...

adoro tomates.
com a estiagem, o quilo foi pra quase dois reais.
agora, adoro pepinos.
atitude é isso.

notinha: leu as últs crônicas, minha e do liber? brasileiro é um escracho!

abração.

Sizenando Alves Silveira disse...

disculpademora, tine!!

li hoje, sua última crônica, mas deixei comentário lá, viu?

reparou nas convergências, né?

vou ler com calma as anteriores, depois, relacionadas às fotos de fachadas do teu blog.
abraços

Lengo D'Noronha disse...

Fala, Sizenando!
Ando meio ermitão mas gostei da sua dica e já loquei o blog do Marco Aurélio Nogueira.
Grande abraço ao amigo.

Sizenando Alves Silveira disse...

Grande Noronha!
Boa escolha, os temas são os mais atuais e o homem escreve bem e analisa o que é importante.

mas, caro ermitão, seja bem-vindo.
tomém tou saino dacasca, fiz visita rápida a seu espaço. na proxima, vou com mais vagar.

gde abç

Marco Aurélio Nogueira disse...

Amigo Sizenando:
somente hoje consegui um tempo para linkar teu belo blog no meu "Possibilidades da Política". É uma integração que me beneficia e que acho da maior importância. Vc já havia falado bem do meu blog, e confesso que fiquei meio sem graça com os elogios. Pô, como é que um cara que faz humor fino (ainda que meio de mau humor...) consegue me deixar "sem graça"? O fato é que demorei para fazer o ajuste e agora o teu blog está lá, certinho, à disposição de quem se aventurar pelo meu.
Grande abraço!
Marco A.

Sizenando Alves Silveira disse...

grande marco, obrigado de novo!

êi, pessoal:
façam uma visitinha no "possibilidades da política" quando precisarem ler coisas importantes.