quarta-feira, 23 de agosto de 2006

Pessoas que conheço, conheci, gente que sempre lembro



Eu conheci Octavio Ianni. Um bom homem, intelectual de primeira sempre. Minha época de faculdade e de "participação política", aprendizado, claro.
Eu o conheci, não, não tive convivência íntima. Poucos contatos mas posso chamá-lo professor. Gostava muito de seu sotaque: cadência acaipirada, tom firme mas suave e volume constante. Muito afirmativo. Gostava dele.
Me tratou como aluno: ganhei dele dois livros, não sei o que eu estava fazendo na PUC, em São Paulo, encontrei-o na rua. Entramos numa livraria - ou era um sebo? - deu-me um livro de Antonio Candido e um dicionário de termos filosóficos. Sabia que eu precisava estudar e elegantemente entregou-os como presentes.
Outro presente importante que me deu: eu era colaborador do jornal VOZ DA UNIDADE, jornal semanal do PCB, anos oitenta já, acho que o único ilustrador ou cartunista, ao menos aqui em São Paulo, a assumir posição política com desenhos assinados. Fiz uma pequena ilustração, bonita mesmo. Pois foi Ianni quem, um ou dois dias depois da publicação, ligou pra mim na redação e elogio meu trabalho. Na redação nunca recebi elogios, não lembro de nenhum importante. Lembro de Octavio Ianni telefonando pra um rapaz de vinte e poucos anos pra dizer o quanto gostou do desenho, do achado visual, do arranjo dos traços num elogio detalhado, um elogio de verdade, comentado. Nunca vou esquecer disso.
Não estou aqui pra analisar a competência e agudeza do nosso sociólogo, a importância de seu trabalho acadêmico. Só pra dizer que sua coragem intelectual refletia-se no trato com as pessoas. Gostava muito de Octavio Ianni.


3 comentários:

reinaldo martins disse...

Também conheci e fui orientando dele. E ele era simples assim, doce assim, sensível assim e amigo assim. Prá que falar de sua cabeça privilegiada, para quem era tão inimiigo dos privilégios.

Mauro Andriole disse...

Sizenando, realmente seu engajamento está nas páginas do Voz...porém, se recordar bem, havia também a assinatura de mais um ilustrador nestas páginas engajadas...

abraços!
Mauro Andriole
Ilustrador do Voz em SP

sizenando disse...

olá mauro, depois que parei de envelhecer, minha memória ñ funciona sempre bem e parei de me preocupar se estou generalizando ou não.

realmente ñ lembrava e tbém não me expressei bem. tentei me referir a quem estava na redação no dia dia, inclusive cumprindo horários de trabalho, etc.

desculpo-me e agradeço o registro.

abraço
sizenando